UEL 2014

Leia o texto a seguir.

A importância do saneamento e sua relevãncia a saúde humana remontam às mais antigas culturas. O desenvolvimento do saneamento sempre esteve ligado a evolução das civilizações. Na civilização greco-romana, por exemplo, há vários relatos das pra'ticas sanitárias e higiênicas e suas relações com o controle das doenças. Entre as práticas sanitárias coletivas mais marcantes na antiguidade estão a construção de aquedutos, os banhos públicos e os esgotos romanos, tendo como simbolo histórico a conhecida Cloaca Máxima de Roma.
(Adaptado de: Manual de Saneamento Basico. Disponível em: . Acesso em: 17 abr. 2013.)

Com base nos conhecimentos sobre as doenças provocadas por bactérias e relacionadas a falta de saneamento basico, considere as afirmativas a seguir.

I. A febre tifoide causa forte dor de cabeça e, em casos graves, perfuração do intestino e morte. A bactéria é adquirida pela ingestão de água contaminada com fezes de portadores.
II. Na cólera, a bactéria se multiplica no intestino delgado e produz uma toxina que induz as células intestinais a liberar agua e sais.
III. Na giardíase, a bactéria prolifera no organismo causando febre e dor de garganta, formando uma membrana que pode bloquear a passagem de ar para os pulmões.
IV. A criptococose é provocada por bactéria presente na urina dos ratos. As pessoas infectam-se pelo contato com agua e solo contaminados.

Assinale a alternativa correta.

Escolha uma das alternativas.