UEMA 2010

Considerando alguns elementos climáticos como a precipitação pluvial, a temperatura do ar e o fotoperíodo que influenciam na produção da soja, analise, com base nessas informações, as afirmações abaixo:


I - O Estado do Maranhão cultivou, na safra 2008/2009,uma área de 387,4 mil hectares de soja (Glycine max (L).) com uma produção de 993 mil toneladas, conforme dados do levantamento da CONAB de junho de 2009 (EMBRAPA, 2009). A disponibilidade de água é importante, principalmente, em dois períodos de desenvolvimento da cultura: germinação/emergência e floração/enchimento de grãos.
II - A soja adapta-se melhor à temperatura do ar entre 5 ºC e 15 ºC, ambiente em que sua floração ocorre de maneira abundante, resultando em maior produtividade.
III - A faixa de temperatura do solo adequada para semeadura varia de 5 ºC e 15 ºC, sendo 12,5 ºC a temperatura ideal para uma emergência rápida e uniforme.
IV – Déficits hídricos expressivos, durante a floração/ enchimento de grãos, provocam alterações fisiológicas na planta, resultando em redução do rendimento de grãos.

 

Assinale a alternativa que contém as afirmações corretas.

Escolha uma das alternativas.