Tenha acesso completo ao Stoodi

Assine o Stoodi e prepare-se para o ENEM com nossos conteúdos exclusivos!

UEMA 2011

A África sempre foi sinônimo de corrupção e miséria, mas agora virou berço de algumas das empresas mais atraentes do mundo em desenvolvimento – e elas já brigam pelo mercado global. Mais miserável e violento entre todos os continentes, finalmente começa a mostrar ao mundo uma face menos sombria. A grande oportunidade foi a Copa do Mundo sediada no país mais desenvolvido da região, a África do Sul.

ANTUNES, Luciene. As emergentes dos emergentes. Revista Exame, São Paulo, n. 12, p. 74, jun. 2010.

 

Com base no texto e no papel do continente africano no contexto contemporâneo, leia as afirmações e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de verdadeiras (V) e falsas (F), respectivamente.

[  ] – As companhias africanas são fundadas em sua maioria em um dos oito países conhecidos como “leões africanos”, todas elas têm algum tipo de atuação fora de seu país de origem.

[  ] – Na última década as 500 maiores companhias da África (excluído o setor bancário) cresceram em média mais de 8% ao ano, um ritmo invejável em qualquer lugar. Entre elas, 40 corporações foram destacadas no recente estudo como as melhores representantes do momento econômico vivido na região.

[  ] – O bom desempenho das empresas africanas devese aos bons preços das commodities dos últimos anos. Estima-se que na última década as cotações de petróleo, fosfato e platina, três importantes itens da pauta de exportação africana, tenham quintuplicado.

[  ] – Os três “leões africanos” cuja estimativa de crescimento do PIB é maior para o ano de 2010 foram Botsuana (6,3%), Líbia (5,2%) e Angola (4,6%).

Escolha uma das alternativas.