UEMA 2012

O Positivismo, corrente cientifica que influenciou demasiadamente os estudos historiográficos no Brasil ao longo do século XX, tinha como premissa o estabelecimento da verdade sobre o passado, a partir da investigação das fontes históricas. Sobre essa corrente, considere as afirmações a seguir.


I - A bandeira brasileira traz ao centro a inscrição: “ordem e progresso”, em referência a uma das concepções basilares dessa corrente, que considera a evolução de uma sociedade dependente, primeiro, do seu ordenamento sem o qual não há evolução.
II - Essa corrente, enquanto concepção metodológica de pesquisa histórica, apropriou-se dos princípios da Escola Romântica alemã, notadamente das ideias de Humboldt e Leopold Von Ranke. Portanto, entre o Historicismo e o Positivismo não há diferenças conceituais.
III - A ideia de que o historiador não poderia analisar criticamente a história, apenas descrever os fatos tais e quais se passaram, resultou na exaltação de personagens “ilustres”, “datas” e “lugares”, já que esses explicavam a história por si própria.
IV - Na divisão das ciências, a história ocupava o lugar maisimportante, pois era o carro-chefe na compreensão das relações sociais e o historiador era o cientista que seencarregaria de aplicar a física social, ou seja, conduzir  a sociedade.
V - Se a nação brasileira aplicasse integralmente osprincípios positivistas, rapidamente se transformaria  numanação rica e evoluída, pois aliaria o cientificismo  dessa corrente com as ideias românticas de Ranke, como a valorização da cultura e dos sentimentos dos povos.


Estão corretas apenas as afirmações

Escolha uma das alternativas.