Tenha acesso completo ao Stoodi

Assine o Stoodi e prepare-se para o ENEM com nossos conteúdos exclusivos!

UEMA 2014

Considere os fragmentos a seguir:

 

“A água potável se tornou um recurso estratégico e provavelmente se converterá num gerador de novos focos de tensão em nações que já enfrentem escassez de água potável, sobretudo na África Subsaariana e em áreas do Oriente Médio, na Ásia”.

Fonte: COIMBRA, Pedro J.; TIBURCIO, José Arnaldo. Geografia: uma análise do espaço geográfico. 3. ed. São Paulo: HARBRA, 2006.

 

“O consumo de água para uma pessoa por dia é de aproximadamente 110 litros, segundo a ONU. A água que usamos hoje pode não ter a mesma qualidade no futuro.” Fonte: Projeto Recuperação das águas degradadas de recarga e descarga do Aquífero Barreiras da Sub-bacia do Rio Maracanã – Nº 574484/2008. “Um mundo onde a pobreza é endêmica estará sempre sujeito a catástrofes ecológicas, hídricas ou de outra natureza.”

Fonte: REBOUÇAS, Aldo da Cunha. Águas doces no Brasil: capital ecológico, uso e conservação. 2. ed. São Paulo: Escrituras, 2012.

 

Os fragmentos permitem perceber a necessidade da sustentabilidade no uso da água. A proposta de hipótese com argumentação consistente sobre o problema apresentado está indicada na seguinte assertiva:

Escolha uma das alternativas.