Tenha acesso completo ao Stoodi

Assine o Stoodi e prepare-se para o ENEM com nossos conteúdos exclusivos!

UEMG 2011

Leia atentamente o texto a seguir:
 

Uma potência rebelde
O Ocidente passou as últimas décadas esperando que o crescimento econômico mudasse a política chinesa - mas é a China que mudará a política mundial.
Para o mundo inteiro, e especialmente para o Brasil, a ascensão da China como potência econômica tem sido uma bênção. Até a pouco mais de uma década atrás, a economia mundial dependia dos humores do consumidor americano para crescer - e afundava junto com ele, quando as coisas não iam bem nos Estados Unidos. Hoje, o cenário mudou, e para melhor.
Após três décadas de crescimento espetacular, a China ganhou musculatura suficiente para sustentar o resto do mundo, enquanto os Estados Unidos vivem a maior recessão desdeo pós-guerra.
A economia chinesa cresceu 10,7% no último trimestre de 2009, mantendo a demanda por matérias-primas que tanto ajuda a impulsionar a economia brasileira. A resistência chinesa à crise financeira mundial tornou ainda mais popular a tese de que o país caminha para a supremacia econômica nas próximas décadas. A previsão é que a China ultrapassará os Estados Unidos no posto de maior produto interno bruto do planeta em 2027, mais de 20 anos antes do previsto no primeiro relatório que criou o termo BRIC para descrever a força dos maiores países emergentes (...).
http://portalexame.abril.com.br – Acesso em 03/03/2010 (Texto adaptado)

 

De acordo com o texto, assinale verdadeira (V) ou falsa (F) para as afirmativas abaixo. Depois, marque a alternativa solicitada.

I. ( ) a China apresenta potencial produtivo para assegurar a economia mundial no futuro.
II. ( ) o sistema capitalista da China se apresenta como fator preocupante para o mundo.
III. ( ) os EUA estão caminhando para a perda da hegemonia global.
IV. ( ) os parceiros comerciais emergentes da China são Índia, Brasil e Rússia.

 

Estão CORRETAS as afirmativas dos itens

Escolha uma das alternativas.