Tenha acesso completo ao Stoodi

Assine o Stoodi e prepare-se para o ENEM com nossos conteúdos exclusivos!

UEMG 2015

A partir da leitura do texto a seguir, analise o crescimento significativo das migrações internacionais e os desafios para o século XXI.

Nos últimos anos, o tema das migrações e da mobilidade humana se tornou mais complexo e desafiador. Assim, olhar para o fenômeno migratório não significa tirar uma fotografia de algo que pode ser visto da mesma maneira, por qualquer pessoa. Nesse processo entram em jogo não apenas fatores racionais, mas também afetivos, emocionais, comportamentais e culturais.

O relatório Ultrapassar Barreiras: Mobilidade Humana e Desenvolvimento Humano (ONU, 2009) estimava em 200 milhões o número de pessoas migrantes internacionais. Atualmente a estimativa já subiu para mais de 214 milhões de pessoas. Este número indica continuidade na mobilidade e, nesta perspectiva, identifica-se também novos caminhos para direções diversas. O Brasil está sendo um destes novos destinos. Nos últimos anos, a chegada de haitianos, senegaleses e ganeses é um indicativo. Migrantes legais e refugiados embarcam da mesma forma em uma travessia, em busca da garantia mínima da própria dignidade. As migrações internacionais, atualmente, mais que um fluxo natural de mobilidade humana, constituem um espelho das assimetrias das relações socioeconômicas vigentes em nível planetário. São termômetros que apontam as contradições das relações internacionais e da globalização neoliberal (...)
http://www.mundojovem.com.br/artigos/entendendo-a-mobilidade-humana-e-as-migracoes. Acesso em 21/8/2014. (Texto adaptado)

Sobre o processo das migrações internacionais no contexto atual, a que se refere o texto, é CORRETO afirmar que

Escolha uma das alternativas.