UEMG 2015

É PRECISO DISCUTIR OS LIMITES DOS MERCADOS EM QUESTÕES MORAIS.

 

 

Será que existe algo de errado com a compra e venda de coisas? Há quem diga que não. As pessoas deveriam estar autorizadas a comprar o que quer que alguém esteja interessado em vender. Outros acreditam que há coisas que o dinheiro não deveria comprar. Mas o quê? (...) Para responder perguntas como essas, precisamos propor uma pergunta ainda maior: que papel o dinheiro e os mercados deveriam desempenhar em uma boa sociedade?

 

Quase sem percebermos, derivamos da posição de economias de mercado para a de sociedades de mercado.

 

Deveríamos nos preocupar com essa tendência por dois motivos. Primeiro, à medida que o dinheiro ganha maior primazia nas sociedades, a riqueza ganha importância.

 

Quando o dinheiro começa a governar o acesso à educação, à saúde, à influência política, a vida se torna mais difícil para as pessoas desprovidas de posses. Quando o mercado controla tudo, a desigualdade é mais aguda.

 

Uma segunda razão para que resistamos a definir preços aplicáveis a todas as atividades humanas está em que fazê-lo pode corromper (...)

 

Para decidir se devemos permitir compra e venda de toda a atividade humana, temos de refletir sobre questões difíceis envolvendo a dignidade humana e a responsabilidade cívica.(...)

SANDEL, Michael J. Folha de S.Paulo. Caderno mercado B6. sexta-feira, 4 de janeiro de 2013.( Texto adaptado)

 

 

ECONOMIA DE MERCADO E SOCIEDADE DE MERCADO são duas terminologias que aparecem, há algum tempo, levando-nos a refletir sobre elas.

 

Assinale V ou F nas afirmativas abaixo:

 

 

I. ( )Economia de Mercado é uma ferramenta para organizarmos as atividades produtivas.

 

II. ( )Sociedade de Mercado é um ambiente em que quase tudo está à venda.

 

III. ( )Economia de Mercado torna-se um ambiente com a finalidade de gerar riquezas.

 

IV. ( )Sociedade de Mercado agrupa com mais facilidades ricos e pobres.

 

 

Com relação à Economia de Mercado e à Sociedade de Mercado, estão CORRETASas afirmativas:

Escolha uma das alternativas.