UEMG 2015

Leia atentamente os fragmentos dos textos I e II para responder à questão.

 

 

TEXTO I

 

“(...) Um dia subi até o alto da Serra. Lá de cima se vê o vale lá embaixo. Boa Esperança, diminuída na distância, deitada entre o verde dos campos e o azul do rio Grande, imenso, que Furnas transformou em mar. Lá de cima, olhando para baixo, a gente pergunta: “o que estarão fazendo?”

ALVES, 2014, 2015, p. 30.

 

 

TEXTO II

 

“Para produzir energia hidroelétrica é necessário integrar a vazão do rio, à quantidade de água disponível em determinado período de tempo e os desníveis do relevo, sejam eles naturais, como as quedas d'água ou criados artificialmente.”

BACIC, Silva e Lozano. GEOGRAFIA - Vol. ÚNICO - O Caminho da água na produção de eletricidade. Ed. Moderna. p. 257 (Fragmento)

 

 

Com relação ao potencial hídrico para a geração de eletricidade no sudeste brasileiro, pode-se afirmar:

 

 

I – A bacia hidrográfica que abrange o rio Grande é um bom exemplo da importância da localização dos rios na geração de energia para a população e para a economia nacional.

 

II – O autor do texto I, ao descrever o lugar, consegue visualizar os desníveis do relevo que capacitam a área banhada pelo rio Grande como ideal para obtenção de energia.

 

III – O represamento das águas do rio Grande para a construção do complexo de Furnas gerou uma área alagada, que pode ser comparada com o mar.

 

IV – O volume de águas fluviais da represa de Furnas apresenta uma elevada vazão em terrenos aplainados, com alto potencial para produção de energia.

 

 

Estão CORRETASas seguintes afirmativas:

Escolha uma das alternativas.