UEMG 2016

A REVOLUÇÃO DA INFORMAÇÃO

"A vida política e social foi profunda e irreversivelmente alterada pela redução brutal dos tempos de deslocamento de matéria e informação. Os governos passaram a ter condições de controle efetivo sobre os territórios ao adquirirem a capacidade de emitir ordens, instantaneamente, para agentes administrativos em lugares distantes".

TERRA, Lygia, ARAÚJO, Regina, GUIMARÃES, Raul.Conexões. Estudos de geografia geral e do Brasil Ed. Moderna. p.460.

ASSEMBLEIA DA ONU APROVA PROPOSTA CONTRA ESPIONAGEM

Resolução, que não é obrigatória, foi iniciada por Brasil e Alemanha após dados vazados por Snowden indicarem que os dois governos eram monitorados.

Nenhum país é obrigado a adotar, mas quase 200 apoiaram uma resolução contra espionagem aprovada nesta quarta-feira pela Assembleia Geral da ONU. A proposta foi introduzida por Brasil e Alemanha, depois das alegações de que os governos dos dois países eram monitorados.

O texto pede aos países que revejam procedimentos e legislação relacionados a programas de vigilância e protejam a privacidade dos usuários de internet e outras formas de comunicação eletrônica. Também faz um apelo para que sejam criados ou mantidos mecanismos de controle independentes e efetivos, capazes de assegurar transparência e prestação de contas sobre os programas que interceptam dados pessoais.

http://veja.abril.com.br/noticia/mundo/assembleia-da-onu-aprova-proposta-contra-espionagem. Acesso em: 30/9/2015.

 

O avanço da tecnologia, foi sem dúvida um grande passo para a humanidade, porém cobra seu preço.

Com base nos dois textos, podemos concluir que o avanço tecnológico:

Escolha uma das alternativas.