Tenha acesso completo ao Stoodi

Assine o Stoodi e prepare-se para o ENEM com nossos conteúdos exclusivos!

Exercícios de Arte

Listagem de exercícios

UEMS 2006

Leia as afirmações a seguir:

 


I. O modernismo foi um momento de grande agitação intelectual. A constante valorização da tradição clássica, sobretudo nos primeiros autores, caso específico de Oswald de Andrade e Menotti Del Picchia, fez do movimento um dos mais diversificados dentro da tradição literária nacional, o que marca a importância do modernismo no contexto literário brasileiro.
II. A antropofagia oswaldiana, o verde amarelismo, assim como a rebeldia de autores como Mário de Andrade e Manuel Bandeira servem de exemplo para a compreensão da diversidade de temas e estilos inerentes à postura modernista. Poemas como “Os sapos”, “Ode ao burguês” e “Cacto”, nesse sentido, são exemplos de que o movimento modernista no Brasil soube filtrar as influências européias sendo, por isso, um dos prolongamentos mais felizes do parnasianismo nas Letras brasileiras.
III. Poemas como “Cacto”, “Noturno da rua da Lapa”, “Poética”, “Cunhantã”, entre outros, compreendem uma nova postura não só temática, mas também estilística imposta pelo modernismo às Letras brasileiras. O tom discursivo muito prosaico, as mudanças de ritmo e as constantes referências à tradição, presentes nos quatro textos, são redimensionadas por uma nova forma de expressão, em muito rebelde e inovadora.

 


Assinale a alternativa correta:

 

Conta de email não verificada

Não foi possível realizar o seu cadastro com a sua conta do Facebook pois o seu email não está confirmado no Facebook.

Clique aqui para ver como confirmar sua conta de email no Facebook ou complete seu cadastro por aqui.

Entendi
Clicando em "Criar perfil", você aceita os termos de uso do Stoodi.
Tem perfil no Stoodi? Fazer Login