Tenha acesso completo ao Stoodi

Assine o Stoodi e prepare-se para o ENEM com nossos conteúdos exclusivos!

Exercícios de Gramática

Listagem de exercícios

UEMS 2010

A capacidade de superação
Resiliência Humana

 

 

Quando o vento sopra, o bambu se curva; quando o vento pára, o bambu não emite qualquer som”. Daí então, quando algo acontece, eu comparo com a situação original. Quando acaba, eu retiro de minha mente os efeitos.

Tsai Chih Chung

 

 

 

Resiliência em metalurgia refere-se à propriedade de um material recuperar-se ou adaptar-se rapidamente. Resiliência também é a propriedade pela qual um corpo devolve a energia que armazena ao sofrer uma deformação elástica assim que cessa a tensão deformadora.


Dentro deste conceito, o aço tem alta resiliência e o chumbo é um dos metais de mais baixa resiliência. Com pouquíssimo esforço consegue-se vergar uma lâmina de chumbo, que se manteria vergada enquanto nada fosse feito para recuperar a sua condição inicial. Por mais que se tente ajeitá-la, a lâmina fica com imperfeições ou até mesmo rachaduras na área da dobra.

 

Uma lâmina de aço com as mesmas dimensões que a dechumbo, exige um enorme esforço para vergá-la e, se o esforço não for exagerado, assim que ele cessa, a lâmina volta ao estado inicial, ficando sem qualquer defeito e ainda devolvendo uma energia proporcional ao esforço empregado para vergá-la.

 


Usando o aço e o chumbo como metáforas, pode-se dizer que existem pessoas que suportam as tremendas forças de mudança, aprendem durante o processo de transformação e retornam ao estado de tranqüilidade sem qualquer desgaste emocional e muito mais operacionalmente preparada para enfrentar futuras adversidades.

 

Assim como o aço, pessoas deste estilo, que têm a capacidade de adquirir mais experiência pessoal e profissional no processo da mudança, são ditas de alta resiliência. Já outros indivíduos, muito antes das pressões da mudança ocorrerem, já se antecipam em lamentos, sofrendo terrivelmente com as prováveis transformações que poderão ocorrer e permanecendo num estado de ânimo alterado. Em geral, pessoas deste estilo mantêm-se deprimidas, mesmo depois de cessarem as tensões para a mudança, e assim como o chumbo, são ditas de baixa resiliência.

 

 

 

 

 

No texto “A capacidade de superação – Resiliência humana”, as palavras “aço” e “chumbo” foram empregadas também no sentido metafórico; este mesmo sentido se apresenta na frase

Conta de email não verificada

Não foi possível realizar o seu cadastro com a sua conta do Facebook pois o seu email não está confirmado no Facebook.

Clique aqui para ver como confirmar sua conta de email no Facebook ou complete seu cadastro por aqui.

Entendi
Clicando em "Criar perfil", você aceita os termos de uso do Stoodi.
Tem perfil no Stoodi? Fazer Login