Tenha acesso completo ao Stoodi

Assine o Stoodi e prepare-se para o ENEM com nossos conteúdos exclusivos!

UEPA(SEGUNDA ETAPA) 2016

A hemofilia é um distúrbio hereditário de coagulação sanguínea que provoca comprometimentos dos músculos-esqueléticos como: limitações de movimentos articulares, alterações no modo de andar, contraturas e artrite hemofílica. Embora essas manifestações ofereçam risco à vida, as sequelas que permanecem constituem sério fator incapacitante para o hemofílico. A Fisioterapia é capaz de auxiliar o tratamento desses indivíduos, prevenindo as complicações da doença o que proporciona uma melhor qualidade de vida e funcionalidade aos hemofílicos.
Uma das indicações da fisioterapia é a natação, que proporciona um excelente exercício aos hemofílicos e pode ser compartilhada por toda a família.

Adaptado de: https://www.uva.br/sites/all/themes/uva/files/pdf/fi sioterapia_como_coadjuvante_tratamento_portador es_hemofilia.pdf acesso em 08/09/2015

Sobre o distúrbio hereditário tratado no Texto, analise as afirmativas abaixo:
I. Está relacionado com genes localizados em cromossomos autossômicos que se manifestam tanto nos homens como nas mulheres.
II. É determinado por genes que se localizam no cromossomo sexual X sendo considerado uma herança recessiva.
III. Um homem afetado recebe o gene de sua mãe e o transmite a seus descendentes do sexo feminino.
IV. A mulher portadora e o homem normal terão filhas fenotipicamente normais.
V. Num casal hemofílico, os filhos do sexo masculino apresentam o distúrbio enquanto as filhas serão fenotipicamente normais portadoras.

A alternativa que contém todas as afirmativas corretas é: