UEPA (SEGUNDA ETAPA - MODIFICADA ) 2016

A história evolutiva das baleias a partir de um ancestral terrestre está bem documentada por uma sequência de registros em que se percebe progressiva adaptação ao ambiente aquático. O
exame desses registros revela, por exemplo, que as aberturas nasais migraram para o topo da cabeça, o que permite que as baleias respirem sem precisar sair totalmente da água. Com base nessa evidência evolutiva, é possível supor que populações de mamíferos terrestres que viviam no litoral e se alimentavam de peixes, tornaram-se gradativamente adaptados à vida aquática, graças a uma série de mutações positivamente selecionadas.

Adaptado de Biologia Hoje, Sérgio Linhares e Fernando Gewandsznajder, 2011.

Sobre o assunto em destaque no Texto, analise as afirmativas abaixo.
I. O apêndice vermiforme em humanos é um exemplo de órgão vestigial.
II. A Embriologia comparada mostra as diferenças de padrão do desenvolvimento do embrião em seu estágio inicial.
III. Os fósseis são os indícios da presença de organismos que viveram em tempos remotos na Terra, que se formaram pelo processo de fossilização.
IV. As evidências moleculares, em que as modificações nos ácidos nucleicos foram fundamentais no processo da evolução, permitiram a grande diversidade de seres vivos.
V. A analogia estuda a comparação das estruturas corporais ou órgão que desempenham funções diferenciadas em certas espécies e são de mesma origem embrionária.


A alternativa que contém todas as afirmativas corretas é:

Escolha uma das alternativas.