Tenha acesso completo ao Stoodi

Assine o Stoodi e prepare-se para o ENEM com nossos conteúdos exclusivos!

Exercícios de Biologia

Listagem de exercícios

UEPA(TERCEIRA ETAPA) 2016

A pele não é somente o maior órgão do corpo humano, é também o maior órgão sensorial. É constituída por duas camadas distintas, firmemente unidas entre si: a epiderme e a derme. Toda a superfície cutânea é provida de terminações nervosas capazes de captar estímulos térmicos, mecânicos ou dolorosos. Essas terminações nervosas ou receptores cutâneos são especializados na percepção de estímulos específicos.

(Adaptado de: http://www.afh.bio.br/sentidos/ sentidos10.asp acessado em 09/10/2015).

As afirmativas a seguir estão relacionadas ao órgão destacado no Texto. Coloque nos parênteses, V ou F, conforme seja verdadeira ou falsa.
(  ) A epiderme é a camada mais externa, formada por tecido epitelial, e a derme é a mais interna, formada por tecido conjuntivo.
(  ) É um órgão constituído por tecido conjuntivo com função de preenchimento e sustentação, rico em substância intercelular.
(  ) Os corpúsculos de Paccini localizados nas camadas mais profundas captam estímulos de vibrações e de pressões fortes.
(  ) Os corpúsculos de Krause são receptores térmicos de frio e situam-se nas regiões superficiais da pele.
(  ) Os corpúsculos de Meissner são estruturas superficiais especializadas na detecção da sensação do tato.
(  ) As terminações nervosas livres são sensíveis aos estímulos mecânicos, térmicos e especialmente aos dolorosos.
(  ) Os terminais de Ruffini, com sua forma ramificada, são receptores térmicos de frio e também da sensibilidade táctil.

A sequência correta de cima para baixo é: