Tenha acesso completo ao Stoodi

Assine o Stoodi e prepare-se para o ENEM com nossos conteúdos exclusivos!

UEPA (TERCEIRA ETAPA) 2016

As plantas terrestres fixam imensa quantidade de gás carbônico, utilizando-o para formar novas moléculas orgânicas por meio da fotossíntese (1), sendo o oxigênio o produto liberado em grande quantidade. No entanto, em florestas maduras, como a floresta Amazônica, cujas árvores já atingiram o equilíbrio, o consumo de oxigênio pela respiração (2) tende a igualar com a sua produção na fotossíntese. A floresta Amazônica é, portanto, auto sustentável. Apesar disso, sua conservação é essencial para a estabilização do clima na região, no planeta e para a sobrevivência de um imenso número de espécies animais e vegetais que constituem um acervo genético de valor incalculável para a humanidade.

(Biologia Hoje, Sérgio Linhares e Fernando Gewandsznajder, 1997).

Sobre os processos destacados no Texto, analise as afirmativas abaixo.
I. No processo 2, parte das moléculas de oxigênio produzido na fotossíntese é utilizada imediatamente nas mitocôndrias da célula vegetal e a outra parte é liberada na forma de celulose.
II. A oxidação de compostos orgânicos para a liberação de energia necessária às atividades celulares, ocorre pelo processo 2, em que a molécula de glicose é decomposta em água e gás carbônico.
III. Na fase luminosa do processo 1, há absorção da luz, transformação da energia luminosa em energia de ATP, quebra das moléculas de água em hidrogênio e oxigênio e a estrutura celular onde isso ocorre é o tilacóide.
IV. Luz, temperatura e concentração de gás carbônico, são os principais fatores que impedem a velocidade das reações químicas no processo 1, em que o aumento da temperatura diminui as reações químicas da fase escura.
V. A fase escura do processo 1 ocorre no estroma e compreende a formação de glicídeos, a partir de gás carbônico do ambiente.


A alternativa que contém todas as afirmativas corretas é:

Escolha uma das alternativas.