Tenha acesso completo ao Stoodi

Assine o Stoodi e prepare-se para o ENEM com nossos conteúdos exclusivos!

UEPA (TERCEIRA ETAPA) 2017

A malária, transmitida pelas picadas de mosquitos nas pessoas, é uma das doenças mais mortal do mundo. Outros patógenos, além de causarem doenças debilitantes, ocasionam também
mortes, especialmente entre as crianças e se manifestam em um conjunto de doenças veiculadas principalmente pela água contaminada, que provocam diarreias. Como exemplos, citam-se: a Shigella, a Salmonella, as amebas (Entamoebas), e a Giardia lamblia. É importante lembrar que esses agentes são invisíveis ao olho humano, causam doenças e os membros das  comunidades humanas devem saber que eles existem.

Modificado texto: Água, Saúde e Empoderamento. Disponível em http://cec.vcn.bc.ca/mpfc/modules/wat-php.htm

A respeito dos organismos mencionados no Texto, analise as assertivas e coloque “V” ou “F” conforme sejam verdadeiras ou falsas.

(   ) Pertencem ao mesmo reino por serem constituídos de células e apresentarem o material genético envolvido por uma membrana nuclear.

(   ) O agente transmissor da malária tem a capacidade de se multiplicar em lugares abertos, ensolarados e em águas paradas.

(   ) A Shigella e a Salmonella são bactérias que afetam o intestino humano causando infecção intestinal, quando é ingerida água ou alimentos contaminados por esses agentes.

(   ) As amebas (Entamoebas) e a Giárdia apresentam como meio de locomoção movimentos de cílios e de flagelos, respectivamente.

(   ) Os microrganismos causadores da diarreia alcançam o sistema de abastecimento de água por meio de fezes contaminadas por esses agentes patogênicos.

(   ) Evitar a ingestão de alimentos e água contaminada e andar calçado são medidas profiláticas contra a ação dos organismos mencionados.

(   ) O agente transmissor da malária é a fêmea do mosquito, pertencente ao gênero Anopheles, que precisa de sangue para maturação de seus ovos.


A sequência correta é:

 

Escolha uma das alternativas.