UEPB 2011

Um casal, orientado pela pediatra que acompanha sua criança desde o nascimento e que agora com 8 anos apresentava um deficit de crescimento, buscou um médico, especialista em genética, para exames que elucidassem o problema apontado pela pediatra. Durante o exame clínico, o geneticista observou que a menina apresentava pescoço curto e largo, sem deficit de inteligência; solicitou então uma coleta de sangue para realização de cariotipagem.

Sobre o texto acima, são apresentadas as seguintes proposições:

[02] O cariótipo é o conjunto cromossômico ou a constante cromossômica diploide de uma espécie.
[04] Qualquer célula sanguínea coletada será analisada à microscopia eletrônica, para visualização dos cromossomos e montagem do cariótipo.
[07] Os leucócitos serão tratados com colchicina para que a divisão celular fique paralisada em metáfase, visto ser esta fase aquela na qual os cromossomos atingem o máximo de condensação.
[11] As características descritas sugerem um caso de síndrome de Turner, sendo necessário uma cariotipagem para diagnóstico conclusivo.
[16] As características descritas sugerem um caso de síndrome de Down, sendo necessário uma cariotipagem para diagnóstico conclusivo.

 das corretas = __________

Para realização da cariotipagem deverá ser utilizada a célula representada na alternativa:

Caso o exame confirme a suspeita clínica, o cariótipo da criança esta representado em:

I. 2AXX
II. 2AXX+21
III. 2AX0
IV. 2AXXY
V. 2AXY

A alternativa que reúne as respostas corretas é:

Escolha uma das alternativas.