UEPB 2012

O acidente nuclear do Japão

                          
“Existem hoje cerca de 450 reatores nucleares, que produzem aproximadamente 15% da energia elétrica mundial. A maioria deles está nos Estados Unidos, na França, no Japão e nos países da ex União Soviética. Somente no Japão há 55 deles. A ‘idade de ouro’ da energia nuclear foi a década de 1970, em que cerca de 30 reatores novos eram postos em funcionamento por ano. A partir da década de 1980, a energia nuclear estagnou após os acidentes nucleares de Three Mile lsland, nos Estados Unidos, em 1979, e de Chernobyl, na Ucrânia, em 1986. Uma das  razões para essa estagnação foi o aumento do custo dos reatores, provocado pela necessidade de melhorar a sua segurança. [...] Temos agora o terceiro grande acidente nuclear, desta vez no Japão [...]”

(José Goldemberg – O Estado de São Paulo, 21 de março de 2011. Disponível em: http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20110321/not_ imp694870,0.php)

 

A partir do histórico de problemas já causados pelo uso de energia nuclear e mais precisamente com o referido acidente podemos concluir que

 

I. a polêmica acerca das vantagens e desvantagens, bem como dos riscos de se utilizar reatores nucleares, que estava um tanto esquecida, certamente voltará a ser tema de preocupação e discussão da comunidade internacional.

II. a energia nuclear não é totalmente segura, como afirmavam seus defensores, e mesmo com os investimentos na segurança, é impossível prever toda e qualquer espécie de acidente com reatores.

III. a política nuclear em nada deve ser alterada, pois o aquecimento global justifica sua utilização e ampliação, visto ser menos danosa ao ambiente do que a queima de carvão e petróleo, a qual produz dióxido de carbono, o vilão do efeito estufa.

IV. a reavaliação na escolha da matriz energética é importante para os países que dispõem de outras opções menos perigosas que a energia nuclear para a produção de eletricidade, tais como as energias renováveis, a exemplo da hidrelétrica, da eólica e da energia de biomassa.


Está(ão) correta(s) apenas a(s) proposição(ões):  

Escolha uma das alternativas.