UEPB 2012

"Estou viajando mãe. Perdoe-me. Reprovação e culpa não vão ser úteis. Estou perdido e está fora das minhas mãos. Perdoe-me se não fiz como você disse e desobedeci suas ordens. Culpe a era em que vivemos, não me culpe". (grifo nosso)
(http://tataunews.blogspot.com/2011/04/mohamed-bouazizi-o-heroi-de-nietzsche.html)

O depoimento do jovem vendedor de verduras, Mohamed Bouazizi, de 26 anos, da Tunísia, que, indignado pela apreensão de sua mercadoria e pelas humilhações sofridas, ateou fogo a si mesmo e morreu em frente ao prédio da prefeitura da cidade de Sidi Bouzid, foi o estopim que desencadeou todo o movimento contra os regimes autoritários em países do mundo islãmico. O mesmo reflete:

I. Um aspecto da cultura islâmica pelo qual se acredita que ao morrer por uma causa justa se tem como recompensa o paraíso.
II. A desilusão da população do mundo árabe, sobretudo dos mais jovens, com a falta de perspectiva, os altos índices de desemprego e o autoritarismo e corrupção das elites dominantes.
III. O fundamentalismo de grupos islâmicos que pregam um Estado teocrático e a "guerra santa" contra os valores ocidentais.
IV. O encantamento e desejo de aproximação dos jovens islâmicos com o modelo ocidental, sobretudo o modelo de democracia, visto que todos esses governos hoje questionados são inimigos declarados dos Estados Unidos.

Está(ão) correta(s) apenas

Escolha uma das alternativas.