Tenha acesso completo ao Stoodi

Assine o Stoodi e prepare-se para o ENEM com nossos conteúdos exclusivos!

UEPB 2013

Em regiões tropicais, como nosso país, certas plantas apresentam adaptações às condições ambientais, tais como alta intensidade luminosa, altas temperaturas e baixa disponibilidade de água. Nessas condições, os estômatos podem permanecer fechados por muito tempo durante o dia, o que reduz a transpiração da planta, mas também restringe a entrada de gás carbônico, fundamental para o processo de fotossíntese. Assim, nessas regiões, foram identificadas plantas com diferentes estratégias adaptativas, no que diz respeito ao processo fotossintético.

Sobre o tema acima exposto são apresentadas as proposições a seguir. Relacione as colunas com o tipo de planta que as apresenta.

I. Plantas C3

II. Plantas C4

III. Plantas CAM

(A) O milho e a cana-de-açúcar são exemplos de plantas __________.

   (B) Nessas plantas, o ciclo C4 ocorre durante a noite e, durante o dia, o ácido málico, formado no citosol e armazenado no vacúolo de suco celular, é liberado e origina CO2,que entra no Ciclo de Calvin.

(C) Nessas plantas, os ciclos C3 e C4 ocorrem em células distintas e podem ser concomitantes,

   (D) Nessas plantas, o CO2, entra no Ciclo de Calvin e se une à ribulose bifosfato (RuBP); o produto de seis carbonos resultante é instável e, por ação da rubisco, formam-se duas moléculas de ácido fosfoglicérico (PGA).

(E) Os cactos e o abacaxi são exemplos de plantas __________.

Assinale a opção que apresenta a relação correta entre as colunas.

Escolha uma das alternativas.