UEPB 2013

Essa pirâmide etária diz respeito aos dados do censo de 2010 divulgados pelo IBGE. Sua analise é de fundamental importância para o planejamento socioeconômico do país. As informações oferecem subsídios para elaboração de políticas públicas e programas sociais. O Brasil vive uma fase de transição demográfica. Logo, podemos observar:

I. A queda das taxas de natalidade, decorrente do aumento do nível da escolaridade da mulher, acesso à informação e às práticas contraceptivas. Esse processo vai determinar novos arranjos demográficos no país.
II. O acelerado processo de envelhecimento da população brasileira é decorrente da elevação da expectativa de vida, de políticas públicas voltadas para a melhoria da saúde e da incorporação de hábitos de vida mais saudáveis.
III. Segundo o IBGE, até 2050, quase 30% da população do país terá acima de 60 anos e a expectativa de vida acima de 81 anos.
IV. O ritmo do crescimento populacional do Brasil é, ainda hoje, igual ao da década de 1950, fato que, conjugado ao aumento da expectativa de vida, faz do Brasil um país densamente povoado.

Está(ão) correta(s): 

Escolha uma das alternativas.