UEPB 2013

Empresa Global e o fim do made in

"Apesar de ter sua sede empresarial em Portland, nos Estados Unidos, a Nike não produz tênis no país. l...) A Nike vende tênis no mundo todo, mas não tem uma só fábrica nem emprega um só operário. Ela compra os calçados de indústrias instaladas principalmente no leste asiático. Essa é uma caracteristica essencial de uma empresa global: a facilidade de identificar locais onde existam as condições mais atraentes para suas operações. [...I a tendência atual das empresas transnacionais é produzir seguindo um padrão comum nos diversos países. Essa prática tende a colocar um fim à identidade nacional dos produtos, o chamado made in".
Fonte: Folha de São Paulo (2 Fev. 1997) apud COELHO, Marcos Amorim e TERRA, Lígia. "Geografia o espaço natural e socioeconômico'. 5a Ed. Reform e atual - São Paulo Moderna, 2005.

Assinale com V ou com F as proposições conforme estejam respectivamente Verdadeiras ou Falsas em relação as ideias apresentadas pelo texto.

( ) Uma das características da globalização é a universalização das técnicas.
( ) A tendência do capitalismo é a desconcentração espacial da produção e do consumo, mas a concentração do comando.
( ) Com o advento do modelo flexível de produção, desaparece a divisão internacional do trabalho.
( ) A terceirização na produção surge como uma alternativa de flexibilização das empresas que aumentam a extração da mais-valia, desobrigando-se dos custos sociais com operários.

Assinale a sequência correta das assertivas:

Escolha uma das alternativas.