UEPB 2013

Observe o cartograma do continente africano e com auxílio do mesmo assinale com V ou F as proposições, conforme sejam respectivamente Verdadeiras ou Falsas.

(  ) No norte da África localizam-se países cujos territórios encontram-se predominantemente no deserto do Saara; são de cultura árabe e em 2011 surpreenderam o mundo com as fortes pressões populares exigindo reformas políticas, movimento que ficou conhecido como a 'Primavera Árabe'.
(  ) O Sahel é uma faixa de clima semiárido que margeia o Saara, mas também delimita a África Branca da Africa Subsaariana (negra), região que concentra os países mais pobres do mundo, com aterrorizador histórico de conflitos étnicos e instabilidades políticas, legado do colonialismo europeu.
(  ) O Sudão do Sul, independente em 2011, se constitui no mais novo e rico dos países integrantes do Magreb, por ser grande produtor de petróleo e ter ficado com toda a infraestrutura de exportação petrolífera, após a separação do Sudão, além de apresentar os melhores indicadores de desenvolvimento humano do continente.
(  ) A configuração territorial dos países africanos, com suas fronteiras em grande parte retilíneas, expressa a partilha artificial do continente pelas nações europeias, que separou povos de mesma cultura e juntou artificialmente etnias inimigas, originando sangrentos conflitos separatistas e xenofóbicos que devastam a África desde o processo de descolonização, em especial a Subsaariana.

A sequência correta das assertivas é:

Escolha uma das alternativas.