Simule agora a sua nota do Enem 2021 com o nosso gabarito clicando aqui.

Tenha acesso completo ao Stoodi

Assine o Stoodi e prepare-se para o ENEM com nossos conteúdos exclusivos!

UEPB 2014

Momento conturbado de nossa história contemporânea é o período entre as duas grandes guerras do século XX. Foram vinte anos em que duas possibilidades eram bem aceitas pelo mundo afora (1) que os problemas políticos internos e externos às nações inevitavelmente levariam o mundo a um grande conflito; (2) que os sistemas democrático-liberais estavam fadados ao fracasso e que os totalitários e autoritários se tornariam hegemônicos.

 

Assinale ( V ) para as proposições verdadeiras e ( F ) para as falsas

 

(     ) No período entre guerras, seis países, entre eles Inglaterra, Suíça e Suécia, permaneceram com instituições políticas democráticas. O resto da Europa se rendeu aos sistemas totalitários, liderados por partidos ou lideres conservadores e autoritários, que rejeitavam o sistema democrático representativo.

(     ) Inesperadamente, o Japão e a China se uniram, no período entre guerras, para defender o sistema democrático liberal como forma de se contraporem à União Soviética stalinista, que queria a todo custo anexá-los como forma de garantir o domínio no continente asiático.

(     ) O movimento fascista avançou pelo mundo ocidental prometendo desenvolvimento econômico e o fim do desemprego, e se opondo à democracia e ao comunismo. Os fascistas atacavam os governos constitucionais e a liberdade do cidadão e tratavam o igualitarismo como uma perigosa utopia.

(     ) Em toda a Europa, apenas a Alemanha nazista e a Itália fascista abraçaram sistemas políticos não democráticos. O resto dos países do velho continente ou permaneceram com seus regimes democráticos ou voltaram a adotar os sistemas monarquistas que praticaram até o final do século XVIII.


Assinale a alternativa correta  

Escolha uma das alternativas.