UEPB 2014

A frase no quadro abaixo teria sido dita por Luís XIV e muitojá se discutiu se o "Rei-Sol" francês a teria realmente pronunciado, em que pese ela simbolizar o espírito do absolutismo, em que a glória do rei e o bem do Estado eram princípios inseparáveis.

Analise as assertivas abaixo:

I. O reinado de Luís XIV durou mais de 50 anos, fundado no absolutismo monárquico. O rei controlava a política e os assuntos do Estado, a economia, a sociedade e até mesmo o modo da nobreza se vestir. Ele incentivava as artes, pois as considerava, também, assunto de Estado.
II. O poder absoluto e a centralização administrativa eram objetivos de Luís XIV. EIe fez o Estado francês se tomar ateu e Iaico. A ideia era acabar com a influência que a Igreja Católica tinha no meio da nobreza para que o rei não tivesse que perder fatias de seu próprio poder.
III. Luís XIV seguia a tradição da dinastia capetiana adepta da ideia do "rei que faz alguma coisa" (para não dizer do rei que faz tudo!). Após a coroação, ele anunciou que comandaria o Estado por si mesmo e que solicitaria a opinião de seus ministros apenas quando julgasse necessário.
IV. Luís XIV fez uma reorganização administrativa, econômica, política e militar e se dedicou a coisas como a fortiflcação das regiões fronteiriças, o fortalecimento da marinha de guerra, a criação de academias e a elaboração do primeiro mapa da França. A construção do Palácio de Versalhes, uma vitrine cultural, científica e política da França, foi por ele acompanhada de perto.

Assinale a alternativa correta:

Escolha uma das alternativas.