Tenha acesso completo ao Stoodi

Assine o Stoodi e prepare-se para o ENEM com nossos conteúdos exclusivos!

UEPB

Observe os quatro fragmentos de reportagens capturados na internet.

 

I. No Afeganistão, o risco de morte relacionada à gestação ou parto é de uma em oito, a segunda maior taxa em todo o mundo.

Disponível in: http://www.unicef.org/brazil/sowc9pt/cap3-dest4.htm

 

II. Diarreia é segunda maior causa de morte de crianças no mundo
A lista dos países é liderada pela Índia, onde se estima que morram, por ano, quase 390 mil crianças por doenças associadas à diarreia. Em seguida estão a Nigéria, República Democrática do Congo, Afeganistão e Etiópia.

Disponível in http://noticias.cancaonova.com/noticia.php?id=274418

 

III. Dos 1,2 milhão de habitantes deste país africano, 200 mil estão contaminados com o vírus HIV, o que faz com que a Suazilândia tenha o recorde em números de casos no mundo.

Disponível in:http://www.rnw.nl/porlugues/article/suazil%C3%A2ndia-plano-ambicioso-para-frear-o-hiv

 

IV. Metade dos adultos dos EUA será de obesa até 2030, projeta estudo.
Hoje, 35,7% dos adultos e 16,9% das crianças e adolescentes são obesos. Relatório também prevê aumento de diabetes e doenças cardíacas.

Disponível in: http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2012/09/metade-dos-adultos-dos-eua-sera-de-obesos-ate-2030-proheta-estudo.html>

 

 

Assinale com (V) ou com (F) as proposições, conforme sejam, respectivamente, Verdadeiras ou Falsas em relação à distribuição geográfica das doenças edas causas-morte no mundo.

 

(     ) As doenças transmissíveis são as principais causas das mortes entre os pobres, causadas pelas péssimas condições sanitárias e as dificuldades de acesso ao atendimento médico e às vacinas.

(     ) O acesso à saúde no mundo é uma questão econômica e social, mas também de gênero, em especial para países islâmicos, nos quais a condição da mulher é de inferioridade e de negação de seus direitos.

(     ) A população dos países desenvolvidos, por dispor de maior assistência médica e sanitária, melhor acesso aos meios de comunicação e à alimentação saudável, tem reduzido drasticamente os males causados por doenças crônicas não transmissíveis e enfermidades adquiridas.

(     ) A mortalidade por causas banais, que poderiam ser facilmente evitadas, é a consequência da desigualdade entre ricos e pobres, situação que persiste e até se aprofunda no mundo globalizado.
 

Assinale a sequência correta das assertivas. 

Escolha uma das alternativas.