Tenha acesso completo ao Stoodi

Assine o Stoodi e prepare-se para o ENEM com nossos conteúdos exclusivos!

Exercícios de Geografia

Listagem de exercícios

UEPB

Observe os quatro fragmentos de reportagens capturados na internet.

 

I. No Afeganistão, o risco de morte relacionada à gestação ou parto é de uma em oito, a segunda maior taxa em todo o mundo.

Disponível in: http://www.unicef.org/brazil/sowc9pt/cap3-dest4.htm

 

II. Diarreia é segunda maior causa de morte de crianças no mundo
A lista dos países é liderada pela Índia, onde se estima que morram, por ano, quase 390 mil crianças por doenças associadas à diarreia. Em seguida estão a Nigéria, República Democrática do Congo, Afeganistão e Etiópia.

Disponível in http://noticias.cancaonova.com/noticia.php?id=274418

 

III. Dos 1,2 milhão de habitantes deste país africano, 200 mil estão contaminados com o vírus HIV, o que faz com que a Suazilândia tenha o recorde em números de casos no mundo.

Disponível in:http://www.rnw.nl/porlugues/article/suazil%C3%A2ndia-plano-ambicioso-para-frear-o-hiv

 

IV. Metade dos adultos dos EUA será de obesa até 2030, projeta estudo.
Hoje, 35,7% dos adultos e 16,9% das crianças e adolescentes são obesos. Relatório também prevê aumento de diabetes e doenças cardíacas.

Disponível in: http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2012/09/metade-dos-adultos-dos-eua-sera-de-obesos-ate-2030-proheta-estudo.html>

 

 

Assinale com (V) ou com (F) as proposições, conforme sejam, respectivamente, Verdadeiras ou Falsas em relação à distribuição geográfica das doenças edas causas-morte no mundo.

 

(     ) As doenças transmissíveis são as principais causas das mortes entre os pobres, causadas pelas péssimas condições sanitárias e as dificuldades de acesso ao atendimento médico e às vacinas.

(     ) O acesso à saúde no mundo é uma questão econômica e social, mas também de gênero, em especial para países islâmicos, nos quais a condição da mulher é de inferioridade e de negação de seus direitos.

(     ) A população dos países desenvolvidos, por dispor de maior assistência médica e sanitária, melhor acesso aos meios de comunicação e à alimentação saudável, tem reduzido drasticamente os males causados por doenças crônicas não transmissíveis e enfermidades adquiridas.

(     ) A mortalidade por causas banais, que poderiam ser facilmente evitadas, é a consequência da desigualdade entre ricos e pobres, situação que persiste e até se aprofunda no mundo globalizado.
 

Assinale a sequência correta das assertivas. 

Conta de email não verificada

Não foi possível realizar o seu cadastro com a sua conta do Facebook pois o seu email não está confirmado no Facebook.

Clique aqui para ver como confirmar sua conta de email no Facebook ou complete seu cadastro por aqui.

Entendi
Clicando em "Criar perfil", você aceita os termos de uso do Stoodi.
Tem perfil no Stoodi? Fazer Login