Tenha acesso completo ao Stoodi

Assine o Stoodi e prepare-se para o ENEM com nossos conteúdos exclusivos!

Exercícios de Literatura

Listagem de exercícios

UEPG 2016

Sobre o fragmento a seguir, do romance O Filho Eterno,assinale o que for correto.

 "[...] O pai começa a perceber que todas as crianças especiais são diferentes umas das outras de um modo mais radical do que no mundo do padrão da normalidade. Os estímulos sobrecarregados que recebem (elas ouvem a palavra "não" milhares de vezes a mais do que qualquer pessoa normal), o nível sempre diferente do aparato neurológico de recepção e a falta de referências ao longo da vida cotidiana, tudo isso vai criando essa solidão especial, a um tempo derramada, afetiva e inexpugnável, que às vezes explode em agressividade surda. No caso dele, é como se o desespero de normalidade que assombrava o pai passasse também ao filho, cujas únicas balizas eram as do pai, não as dele mesmo, em nenhum momento. Como se o filho não tivesse nenhuma medida própria; como se ele não tivesse cabeça para desenvolvê-la, o que é absurdo. [...]”.

 

1) Este fragmento demonstra que o personagem pai começa a aceitar a diferença de seu filho ante sua própria diferença. As crianças especiais são diferentes umas das outras. Este dado difere de outros momentos iniciais da narrativa em que o filho era visto, pelo pai, como um "mongoloide" típico.

2) Este fragmento demonstra que o mundo das referências de uma criança dita especial e de uma criança dita normal é exatamente o mesmo. Se uma criança especial como Felipe explode em agressividade surda, é apenas pelo desespero de normalidade que assombra seus pais que não creem em sua superação em grupo, o que é apenas uma questão simbólica da subjetividade familiar e não uma questão fisiológica.

3) Este fragmento aponta que uma criança especial sofre mais interdições ao longo de sua vida.

4) Este fragmento mostra que a criança especial sente-se e reconhece-se – ao lado de outras crianças como ela – uma criança passiva e sem diferenças, sobretudo quando passa a partilhar de uma escola especializada.

5) Este fragmento ilustra, ao falar de uma "solidão especial" das crianças anormais, uma situação emotiva diferenciada advinda, igualmente, como constructo familiar em uma sociedade em que o padrão da normalidade é vigente.

 

A sequência correta é:

Conta de email não verificada

Não foi possível realizar o seu cadastro com a sua conta do Facebook pois o seu email não está confirmado no Facebook.

Clique aqui para ver como confirmar sua conta de email no Facebook ou complete seu cadastro por aqui.

Entendi
Clicando em "Criar perfil", você aceita os termos de uso do Stoodi.
Tem perfil no Stoodi? Fazer Login