UESC 2011

Apesar de a terra ser chamada de “planeta água” e os oceanos dominarem a paisagem do globo, a quantidade de H2O disponível para o nosso consumo é irrisória. Do 1,4 bilhão de quilômetros cúbicos de água da hidrosfera, apenas cerca de 2,5% é de água doce. Se essa não é uma cifra para comemorar, a garganta começa a secar, mesmo quando observamos a distribuição desse pequeno “filete” de água doce: a maior parte, quase 70%, está sob a forma de gelo, ou seja, indisponível, nos polos.

(A VIDA..., 2011, p. 44).

 

A partir das informações contidas no texto e nos conhecimentos acerca dos aspectos físicos e biológicos das águas marinhas e continentais e suas relações com as atividades humanas, marque V nas afirmativas verdadeiras e F, nas falsas.

 

( ) Os movimentos das geleiras estão relacionados tanto à ação da gravidade quanto à força de seu peso.

( ) Ás águas oceânicas são constantemente movimentadas, devido ao fenômeno da inércia, no qual as correntes marítimas se deslocam, em razão da diferença de temperatura entre o Equador e as zonas polares.

( ) A poluição das águas, causadas pelo crescimento desordenado das cidades nos países em desenvolvimento, só comprometem mananciais superficiais, visto que os aquíferos subterrâneos estão protegidos, devido à sua localização entre as rochas do subsolo.

( ) A agricultura é a atividade econômica que mais consome água no planeta e a ela está relacionado um dos mais graves casos de agressão ambiental com grande prejuízo para a biodiversidade, que consiste no recuo do Mar de Aral.

 

A alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo, é a

Escolha uma das alternativas.