UESC 2011

As paisagens naturais resultam da combinação de diversos fatores climáticos, dentre eles, a latitude, o relevo e a continentalidade.

 

Em relação aos grandes domínios naturais do globo, identifique as afirmativas verdadeiras.

 

I. O aumento da altitude provoca dois efeitos climáticos, que são a redução da temperatura e da umidade, o que explica o fato de as montanhas apresentarem grande alteração da paisagem botânica, de acordo com os níveis altimétricos.

 

II. Nas regiões temperadas, a proximidade ou a distância dos oceanos e mares assume grande importância para a definição do clima e da formação vegetal, razão pela qual as florestas caducifólias ocorrem em áreas de menor latitude e mais próximas do mar.

 

III. O elemento diferenciador dos subtipos climáticos da zona intertropical é a temperatura, visto que ela pode se elevar, em função da posição geográfica no interior do continente, e determinar a ocorrência de vegetação estépica.

 

IV. A diferença entre as áreas desérticas do globo reside no fato de os desertos frios não apresentarem contrastes térmicos entre o dia e a noite, e a vegetação ser predominantemente xerófila.

 

A alternativa que indicatodas as afirmativas verdadeiras é a

Escolha uma das alternativas.