UFAL 2006

(Adaptada) As divisões celulares são de dois tipos, cada um ocorrendo em determinado local e determinada época do ciclo de vida dos animais pluricelulares. Os dois tipos ocorrem, por exemplo, na gametogênese humana, processo em que são produzidos os gametas que poderão sofrer fecundação se não forem utilizados métodos anticoncepcionais seguros. Alguns desses métodos também impedem a aquisição de doenças sexualmente transmissíveis.

(     ) A anáfase da mitose inicia-se com a divisão do centrômero de cada cromossomo duplicado, separando as cromátides irmãs. Estas agora são chamadas cromossomos irmãos, que são puxados para polos opostos da célula, orientados pelas fibras do fuso.

(     ) A meiose ocorre por duas divisões celulares sucessivas. A primeira dessas divisões, a meiose I, é reducional e a segunda, a meiose II, é equacional.

(     ) O período germinativo da gametogênese humana termina na vida intrauterina da mulher, ao passo que dura quase toda a vida do homem. Durante o período de diferenciação da espermatogênese, as espermátides transformam-se em espermatozoides e, na ovogênese, o ovócito II transforma-se em óvulo.

(     ) A pílula anticoncepcional é uma associação de hormônios sintéticos (estrógeno e progesterona) que inibem parcialmente a hipófise, impedindo que essa glândula secrete os hormônios folículo estimulante e luteinizante para que não haja nidação ou implantação do zigoto na parede uterina.

(     ) A aids e a hepatite B são doenças sexualmente transmissíveis que somente podem ser adquiridas por meio de relações sexuais praticadas sem proteção anticoncepcional adequada.

 

Marque a opção que traz a sequência corretas dos itens assinalados de cima para baixo:

Escolha uma das alternativas.