UFAL 2009

A transposição do Rio São Francisco é um projeto antigo e polêmico, de vários prós e contras, que envolve a disputa pelo uso da água do rio. Sobre o tema, leia:

 

I. O Rio São Francisco já perdeu 40% do volume de água nos últimos 40 anos e boa parte da vegetação das margens. Teme-se que seu desvio agrave ainda mais esse quadro, com efeitos danosos para o abastecimento da população e a manutenção dos pólos agrícolas.

 

II. Os críticos da transposição dizem que o Rio São Francisco, antes de ter suas águas desviadas, precisa ser revitalizado, com projetos que recuperem a mata ciliar e limpem os seus afluentes.

 

III. Os estados que serão beneficiados com a transposição do Rio São Francisco, são: Pará, Maranhão, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco.

 

IV. As cidades do estado de Alagoas que são banhadas e beneficiadas pelo Rio São Francisco, são: Piranhas (Hidroelétrica de Xingó), Pão de Açúcar, Belo Monte, Porto Real do Colégio e Penedo (transporte, pesca e lazer) e Piaçabuçu (onde lança suas águas no Oceano Atlântico).

 

Verifique, dentre as opções, a correta.

Escolha uma das alternativas.