UFAM 2009

Leia, com atenção, o texto escrito por Machado de Assis, famoso escritor carioca, nascido no morro do Livramento (1839-1908). Depois, analise as proposições apresentadas utilizando seus conhecimentos sobre a história do Brasil império e assinale a alternativa correta de acordo com o código abaixo.

“Um conhecido meu, homem de imprensa, achando-me ali ofereceu-me lugar no seu carro, que estava na Rua Nova, e ia enfileirar no cortejo organizado para rodear o paço da cidade, e fazer ovação à Regente (...)Enfim, lei. Nunca fui, nem o cargo me consentia ser propagandista da abolição, mas confesso que senti grande prazer quando soube da votação final do Senado e da sanção da Regente.  (...) Era devida a carta; como a liberdade dos escravos, ainda que tardia, chegava bem.”

Memorial de Aires – Machado de Assis

 

I. O texto machadiano alude ao dia da divulgação da Lei de Libertação dos Escravos, em 13 de maio de 1888 e o tom festivo revela sua posição anti-escravista.

II. A Lei do Ventre Livre, legislação cuja aplicação Machado acompanhou, criou um Fundo de Emancipação com a finalidade de libertar um certo número de escravos por ano, em cada província.

III. Esta mesma legislação estabelecia uma progressiva indenização aos filhos de escravas, nascidos após a publicação da lei.

IV. A partir dos anos de 1880, o movimento abolicionista se intensificou e cresceu a pressão pelo fim da escravidão que foi perdendo o apoio de setores importantes como é o caso dos militares que, em 1887, declararam que se recusariam, dali em diante, a perseguir escravos.

Estão corretas:

Escolha uma das alternativas.