Tenha acesso completo ao Stoodi

Assine o Stoodi e prepare-se para o ENEM com nossos conteúdos exclusivos!

Exercícios de História

Listagem de exercícios

UFAM 2010

“... a Renascença não constituiu um rompimento completo e súbito com a Idade Média. Muitos costumes e atitudes medievais persistiram nesse período. Entretanto, a tese de que a Renascença é o berço dos tempos modernos tem muito fundamento. Os próprios artistas e escritores tinham consciência de pertencer a uma nova época. Referiam-se aos séculos medievais como uma Idade das Trevas que se seguira ao esplendor da Grécia e Roma antigas, e acreditavam estar vivendo um reflorescimento da grandeza cultural... Valorizavam o pleno desenvolvimento do talento humano e expressaram um novo entusiasmo sobre as possibilidades de vida neste mundo. Essa nova perspectiva marca a ruptura com a Idade Média e o surgimento da modernidade”.

PERRY, Marvin. Civilização Ocidental. Uma História Concisa.

 

Ao reconhecer que o movimento renascentista foi um dos caminhos mais significativos para a Modernidade, identifique a alternativa correta a partir das proposições abaixo:

I. A Renascença acentuou a importância do indivíduo, ao enfatizar a consciência individual em detrimento da autoridade clerical, insistindo na relação pessoal entre cada homem ou mulher e Deus.

II. O movimento intelectual mais característico da Renascença foi o Humanismo, um programa educacional e cultural estruturado na recuperação e estudo das antigas obras grecoromanas, pelo qual o conhecimento adquirido deveria circular mais amplamente e ser usado para o bem público.

III. O expoente máximo do Humanismo renascentista foi François Rabelais, autor da obra Elogio da Loucura, que muito influenciou nas transformações políticas ocorridas na Holanda durante o século XVI.

IV. O movimento humanista teve início com a publicação da obra Utopia, de Francesco Petrarca, cujo conteúdo versa sobre a eficácia da autocracia monárquica.

Conta de email não verificada

Não foi possível realizar o seu cadastro com a sua conta do Facebook pois o seu email não está confirmado no Facebook.

Clique aqui para ver como confirmar sua conta de email no Facebook ou complete seu cadastro por aqui.

Entendi
Clicando em "Criar perfil", você aceita os termos de uso do Stoodi.
Tem perfil no Stoodi? Fazer Login