Tenha acesso completo ao Stoodi

Assine o Stoodi e prepare-se para o ENEM com nossos conteúdos exclusivos!

UFAM 2010

Há mais de 120 anos ocorreu, no Brasil, uma modificação política bastante conhecida: a instalação do regime republicano. Tal fato, desde 15 de novembro de 1889, tem sido alvo de inúmeras interpretações. Tradicionalmente, destacam-se três: uma que procura legitimar o novo regime, outra que busca justificar o fato de a Monarquia ter sido derrubada por um golpe militar e, ainda, outra que critica este mesmo golpe e, por conseqüência, a intervenção dos militares na política nacional. Com base nos seus conhecimentos sobre o assunto, identifique a alternativa correta a partir das proposições abaixo:

I. A primeira interpretação, ao cair na armadilha monarquista, defende o regime republicano a partir de uma legitimidade assentada na tradição histórica, indo buscar no passado movimentos republicanos como a Inconfidência Mineira e as revoltas nordestinas de 1817 e 1824.

II. A segunda linha de interpretação objetiva justificar o golpe militar ao mostrá-lo como ação de todo o Exército brasileiro influenciado pelos ideais socialistas exaltados na Guerra do Paraguai.

III. A terceira linha interpretativa denuncia o golpe militar em detrimento de uma apologia monárquica, onde reinava a democracia, o federalismo e não o jacobinismo militar.

Escolha uma das alternativas.