Tenha acesso completo ao Stoodi

Assine o Stoodi e prepare-se para o ENEM com nossos conteúdos exclusivos!

Exercícios de História

Listagem de exercícios

UFAM 2010

Há mais de 120 anos ocorreu, no Brasil, uma modificação política bastante conhecida: a instalação do regime republicano. Tal fato, desde 15 de novembro de 1889, tem sido alvo de inúmeras interpretações. Tradicionalmente, destacam-se três: uma que procura legitimar o novo regime, outra que busca justificar o fato de a Monarquia ter sido derrubada por um golpe militar e, ainda, outra que critica este mesmo golpe e, por conseqüência, a intervenção dos militares na política nacional. Com base nos seus conhecimentos sobre o assunto, identifique a alternativa correta a partir das proposições abaixo:

I. A primeira interpretação, ao cair na armadilha monarquista, defende o regime republicano a partir de uma legitimidade assentada na tradição histórica, indo buscar no passado movimentos republicanos como a Inconfidência Mineira e as revoltas nordestinas de 1817 e 1824.

II. A segunda linha de interpretação objetiva justificar o golpe militar ao mostrá-lo como ação de todo o Exército brasileiro influenciado pelos ideais socialistas exaltados na Guerra do Paraguai.

III. A terceira linha interpretativa denuncia o golpe militar em detrimento de uma apologia monárquica, onde reinava a democracia, o federalismo e não o jacobinismo militar.

Conta de email não verificada

Não foi possível realizar o seu cadastro com a sua conta do Facebook pois o seu email não está confirmado no Facebook.

Clique aqui para ver como confirmar sua conta de email no Facebook ou complete seu cadastro por aqui.

Entendi
Clicando em "Criar perfil", você aceita os termos de uso do Stoodi.
Tem perfil no Stoodi? Fazer Login