Tenha acesso completo ao Stoodi

Assine o Stoodi e prepare-se para o ENEM com nossos conteúdos exclusivos!

Exercícios de História

Listagem de exercícios

UFAM 2010

“O despotismo esclarecido foi uma forma de Estado absolutista que dominou, no século XVIII, certos países europeus atrasados. Os reis absolutistas desses países, para modernizá-los e evitar a revolução social, inspiraram-se nos ideais do Iluminismo que não eram incompatíveis com o poder absoluto”.

CÁCERES, Florival.História Geral.

 

Prússia, Áustria, Rússia, Portugal e Espanha formavam o conjunto de países europeus atrasados aos quais se refere o Autor. Nesses países, as reformas implementadas pelos monarcas esclarecidos ocorreram no âmbito da economia (estímulo às exportações e proteção do mercado interno), da administração estatal (formação de um quadro de funcionários públicos eficientes), da educação (reforma das universidades, escolarização básica). Todavia, para além dessas características gerais, havia peculiaridades em cada um dos países citados. Para responder à questão, numere a segunda coluna de acordo com a primeira e assinale a alternativa que constitui a seqüência numérica correta.

1 – Prússia

2 – Áustria

3 – Rússia

4 – Portugal

5 – Espanha

 

( ) Neste país, a Igreja Ortodoxa teve seus bens controlados pelo Estado e os camponeses livres tiveram suas terras confiscadas.

( ) Neste país, foram suprimidas as alfândegas internas e foi reduzido o poder dos bispos e da Inquisição, que passou a precisar de autorização real.

( ) Neste país, a nobreza foi obrigada a pagar impostos e aos judeus e hereges foram concedidos os mesmos direitos dados aos católicos. 

( ) Neste país, a tortura foi abolida, foram fundadas escolas elementares e houve uma preocupação em aumentar o poderio do Exército.

( ) Neste país, houve a primeira reação estatal contra os jesuítas e o Estado estimulou a criação de companhias privilegiadas de comércio.

Conta de email não verificada

Não foi possível realizar o seu cadastro com a sua conta do Facebook pois o seu email não está confirmado no Facebook.

Clique aqui para ver como confirmar sua conta de email no Facebook ou complete seu cadastro por aqui.

Entendi
Clicando em "Criar perfil", você aceita os termos de uso do Stoodi.
Tem perfil no Stoodi? Fazer Login