UFAM 2015

Oração ao Todo-Poderoso


“Superministro nosso que estais em Brasília,
benditas sejam as Vossas siglas, venha a nós a Vossa
tecnocracia, assim na terra como no céu e no mar.
O empréstimo nosso de cada dia nos dai hoje e
perdoai o nosso endividamento progressivo assim
como nós perdoamos o Vosso AI-5. Não nos deixeis
cair em inflação e livrai-nos do comunismo, amém.”

MILLÔR FERNANDES. Veja, 8 de junho de 1977

 

No seu Guia Millôr da História do Brasil, o autor, por meio de charges, frases, pensamentos e  textos, imbuídos de ironia e humor, apresenta uma versão peculiar sobre o passado e o presente do Brasil. No texto acima, o humorista satiriza um dos períodos mais cruéis da nossa história: a ditadura militar. Iniciada há 50 anos, a ditadura acabou há mais de 25 anos. Contudo, seu legado continua presente na economia, na política, na educação, nas obras “faraônicas”...

 

Observe as afirmativas a seguir que revelam idéias presentes no texto, associadas aos seus conhecimentos sobre o referido período:


I. Após o golpe militar de 1964, a sociedade brasileira passou a sofrer as consequências de um regime arbitrário, autoritário e repressivo, onde a liberdade de expressão passou a ser intensamente combatida pelo governo e os
direitos individuais foram suprimidos.

II. O texto de Millôr foi escrito no período conhecido como “anos de chumbo”, promulgado o Ato Institucional n.5 (AI-5), que decretou o fechamento do Congresso Nacional e a suspensão de garantias legais e constitucionais dos cidadãos brasileiros.

III. Em 1977 o presidente João Batista Figueiredo fechou o Congresso, editando o chamado “pacote de abril”, onde definia que as eleições para governadores continuariam sendo indiretas e que o número de deputados federais seria proporcional à população total do estado e não mais à quantidade de eleitores.

IV. Sob o aspecto econômico, o governo de Ernesto Geisel foi marcado pelo início de um processo recessivo, agravado, sobretudo, pelo aumento dos preços do petróleo, proporcionando assim significativa alta na inflação e enorme crescimento da dívida externa.

V. Durante o primeiro decênio de vigência do regime militar, atrelado ao discurso desenvolvimentista e de promover a integração da Amazônia ao resto do país, o governo elaborou vários projetos, entre os quais, a criação de uma Zona Franca em Manaus.


Assinale a alternativa correta:

Escolha uma das alternativas.