Tenha acesso completo ao Stoodi

Assine o Stoodi e prepare-se para o ENEM com nossos conteúdos exclusivos!

Exercícios de História

Listagem de exercícios

UFAM 2015

Oração ao Todo-Poderoso


“Superministro nosso que estais em Brasília,
benditas sejam as Vossas siglas, venha a nós a Vossa
tecnocracia, assim na terra como no céu e no mar.
O empréstimo nosso de cada dia nos dai hoje e
perdoai o nosso endividamento progressivo assim
como nós perdoamos o Vosso AI-5. Não nos deixeis
cair em inflação e livrai-nos do comunismo, amém.”

MILLÔR FERNANDES. Veja, 8 de junho de 1977

 

No seu Guia Millôr da História do Brasil, o autor, por meio de charges, frases, pensamentos e  textos, imbuídos de ironia e humor, apresenta uma versão peculiar sobre o passado e o presente do Brasil. No texto acima, o humorista satiriza um dos períodos mais cruéis da nossa história: a ditadura militar. Iniciada há 50 anos, a ditadura acabou há mais de 25 anos. Contudo, seu legado continua presente na economia, na política, na educação, nas obras “faraônicas”...

 

Observe as afirmativas a seguir que revelam idéias presentes no texto, associadas aos seus conhecimentos sobre o referido período:


I. Após o golpe militar de 1964, a sociedade brasileira passou a sofrer as consequências de um regime arbitrário, autoritário e repressivo, onde a liberdade de expressão passou a ser intensamente combatida pelo governo e os
direitos individuais foram suprimidos.

II. O texto de Millôr foi escrito no período conhecido como “anos de chumbo”, promulgado o Ato Institucional n.5 (AI-5), que decretou o fechamento do Congresso Nacional e a suspensão de garantias legais e constitucionais dos cidadãos brasileiros.

III. Em 1977 o presidente João Batista Figueiredo fechou o Congresso, editando o chamado “pacote de abril”, onde definia que as eleições para governadores continuariam sendo indiretas e que o número de deputados federais seria proporcional à população total do estado e não mais à quantidade de eleitores.

IV. Sob o aspecto econômico, o governo de Ernesto Geisel foi marcado pelo início de um processo recessivo, agravado, sobretudo, pelo aumento dos preços do petróleo, proporcionando assim significativa alta na inflação e enorme crescimento da dívida externa.

V. Durante o primeiro decênio de vigência do regime militar, atrelado ao discurso desenvolvimentista e de promover a integração da Amazônia ao resto do país, o governo elaborou vários projetos, entre os quais, a criação de uma Zona Franca em Manaus.


Assinale a alternativa correta:

Conta de email não verificada

Não foi possível realizar o seu cadastro com a sua conta do Facebook pois o seu email não está confirmado no Facebook.

Clique aqui para ver como confirmar sua conta de email no Facebook ou complete seu cadastro por aqui.

Entendi
Clicando em "Criar perfil", você aceita os termos de uso do Stoodi.
Tem perfil no Stoodi? Fazer Login