UFAM 2015

Segundo o historiador Marc Ferro, o andamento moderado da Revolução Russa em que burgueses e operários pareciam estabelecer seus respectivos projetos para o futuro, encontrou um obstáculo com a volta de Lênin de seu exílio na Suíça. Com a chegada a Petrogrado de Lênin e os outros Bolcheviques exilados, a Revolução seguiria então um novo curso: mais intransigente no sentido da defesa exclusiva dos interesses do proletariado, fora de qualquer mistura com os interesses burgueses. Com as “Teses de Abril”, ficou declarada a incompatibilidade da causa da revolução socialista com o prosseguimento da guerra, com o governo provisório e com a república parlamentar. Quais as principais medidas anunciadas para esse novo momento revolucionário?


I. Expropriação das terras da Igreja, da coroa e da aristocracia e sua distribuição para os camponeses por meio de Comitês Agrários.

II. Nacionalização dos bancos e investimentos estrangeiros no país.

III. Controle das fábricas pelos operários.

IV. Organização do Exército Vermelho, dirigido por Leon Trotsky.

V. Proposta de paz imediata aceita prontamente pela Inglaterra e pela França culminando com a assinatura do Tratado de Paz de Brest-Litovisky.

 

Assinale a alternativa correta:

Escolha uma das alternativas.