UFAM (PSI) 2016

dengue é uma doença viral, transmitida pelos mosquitos Aedes aegypti ou A. albopictus. Nos últimos 50 anos, sua incidência aumentou 30 vezes, com ampliação da expansão geográfica para novos países e para pequenas cidades e áreas rurais. É estimado que 50 milhões de infecções por dengue ocorram anualmente e que aproximadamente 2,5 bilhões de pessoas morem em países onde a dengue é endêmica. Nas Américas, ocorre disseminação com surtos cíclicos de 3-5 anos. No Brasil, a transmissão vem ocorrendo de forma continuada desde 1986,
intercalando-se com a ocorrência de epidemias, geralmente associadas com a introdução de novos sorotipos em áreas anteriormente indenes ou alteração do sorotipo predominante. O maior surto no Brasil ocorreu em 2013, com aproximadamente 2 milhões de casos notificados. Atualmente, circulam no país os quatro sorotipos da doença (Fonte:http://portalsaude.saude.gov.br).

Com relação à dengue, analise as afirmativas a seguir:
I. Não existe tratamento para a dengue. As orientações médicas baseiam-se no alívio dos sintomas, incluindo a ingestão de líquidos e utilização de analgésicos como a dipirona ou o
paracetamol.
II. A fêmea do mosquito Aedes aegypti, portadora do vírus, o mantém na saliva e, ao picar uma pessoa, retransmite o vírus.
III. Não há transmissão pelo contato direto com um doente ou às suas secreções. Tampouco há transmissão por meio de fontes de água ou alimento.
IV. A melhor forma de evitar a dengue é combatendo os focos de acúmulo de água, locais esses propícios para a criação do mosquito transmissor da doença.

Assinale a alternativa correta:

Escolha uma das alternativas.