UFAM (PSI) 2017

(Adaptado) Considere as seguintes proposições sobre as hipóteses acerca do surgimento das primeiras células:
I. Os primeiros organismos que surgiram eram autotróficos e como produto de seu metabolismo, ocorreu um aumento do oxigênio atmosférico. Posteriormente surgiram organismos heterotróficos que apresentaram um metabolismo oxidativo, permitindo um melhor aproveitamento energético dos alimentos.
II. A vida provavelmente surgiu a partir de biomoléculas que teriam a capacidade de autoreplicação, provavelmente um ancestral do RNA. Uma ribozima que catalizava sua própria replicação. Esse processo também era catalizado pela presença de minerais de natureza argilosa presentes naquele “oceano primordial”.
III. Em uma terra primitiva, havia uma atmosfera rica em hidrogênio, amônia, metano e vapor de água. Tempestades elétricas transformaram estes elementos em esqueletos de carbono que originaram aminoácidos, ácidos nucléicos, carboidratos e lipídios. Posteriormente esses elementos formaram agregados lipídicos chamados coacervados.
IV. A Teoria da Panspermia Cósmica sugere que em meteoritos ao atingir a terra traziam consigo microrganismos extremófilos que ao encontrar condições adequadas para sobrevivência, puderam colonizar o novo planeta.


Assinale a alternativa correta:

Escolha uma das alternativas.