Tenha acesso completo ao Stoodi

Assine o Stoodi e prepare-se para o ENEM com nossos conteúdos exclusivos!

UFES 2006

CAVALEIRO DO APOCALIPSE

Com uma simples carta, o presidente americano George W. Bush conseguiu deixar o mundo todo em pânico. Em apenas 37 linhas, ele anunciava que não ratificaria o Protocolo de Kyoto, acordo firmado com 40 países em 1997, com o objetivo de reduzir em 5,2% a emissão de gases - principalmente o gás carbônico - que provocam o chamado efeito estufa. Uma onda de protestos se seguiu, pois o recuo de Bush, na prática, inutilizava o acordo de Kyoto. Só os Estados Unidos são responsáveis por 35% da emissão de gases de efeito estufa. Teme-se inclusive que, sem a participação das empresas americanas, os mecanismos de compensação financeira criados para atrair outros países, como a China, caiam por terra. Desses mecanismos, o principal prevê que as indústrias menos perigosas, na sua maioria instaladas em países, em desenvolvimento, vendam bônus às que produzam mais gases.

(CAVALEIRO do Apocalipse. Superinteressante, São Paulo, ano 15, n. 5, maio, 2001.)

 

 

A poluição ambiental provocada pela queima de combustíveis fósseis libera grande quantidade de gás carbônico CO2. A emissão de CO2, no mundo, no ano de 1940, foi de 3,3 bilhões de toneladas e, em 1980, de 10 bilhões de toneladas.

 

Admitindo que a emissão de CO2, no ano t, em bilhões de toneladas, obedece à fórmula y = aebt, então a emissão de CO2 em 2020 será, em bilhões de toneladas, de aproximadamente:

 

Escolha uma das alternativas.