Simule agora a sua nota do Enem 2021 com o nosso gabarito clicando aqui.

Tenha acesso completo ao Stoodi

Assine o Stoodi e prepare-se para o ENEM com nossos conteúdos exclusivos!

UFES 2006

O SISTEMA VASCULAR SANGUÍNEO

 

O sistema vascular sanguíneo compõe-se de vasos com diferentes calibres, que são as artérias, as veias e os capilares. Esse sistema transporta o sangue do coração para os tecidos e destes de volta para o coração e deve trabalhar de forma a minimizar a energia despendida pelo coração no bombeamento do sangue. Em particular, essa energia é reduzida quando a resistência do sangue abaixa. Tal situação foi experimentalmente comprovada e resultou em uma das Leis de Poiseuille, que dá a resistência R do sangue como sendo

 

R = C(L/r4)

 

onde L é o comprimento do vaso sanguíneo, r é o raio, e C é uma constante positiva determinada pela viscosidade do sangue. A relação entre pressão, resistência e fluxo médio nos vasos sanguíneos é análoga, de modo geral, à relação entre, respectivamente, a diferença de potencial, a resistência e a corrente elétrica num circuito elétrico, expressa pela Lei de Ohm.

 

 

Se o raio do vaso sanguíneo é dobrado ao longo de toda a sua extensão, então a resistência do fluxo sanguíneo reduz-se a um percentual do valor inicial igual a:

 

Escolha uma das alternativas.