Tenha acesso completo ao Stoodi

Assine o Stoodi e prepare-se para o ENEM com nossos conteúdos exclusivos!

Exercícios de Física

Listagem de exercícios

UFES 2006

O SISTEMA VASCULAR SANGUÍNEO

 

O sistema vascular sanguíneo compõe-se de vasos com diferentes calibres, que são as artérias, as veias e os capilares. Esse sistema transporta o sangue do coração para os tecidos e destes de volta para o coração e deve trabalhar de forma a minimizar a energia despendida pelo coração no bombeamento do sangue. Em particular, essa energia é reduzida quando a resistência do sangue abaixa. Tal situação foi experimentalmente comprovada e resultou em uma das Leis de Poiseuille, que dá a resistência R do sangue como sendo

 

R = C(L/r4)

 

onde L é o comprimento do vaso sanguíneo, r é o raio, e C é uma constante positiva determinada pela viscosidade do sangue. A relação entre pressão, resistência e fluxo médio nos vasos sanguíneos é análoga, de modo geral, à relação entre, respectivamente, a diferença de potencial, a resistência e a corrente elétrica num circuito elétrico, expressa pela Lei de Ohm.

 

 

Se o raio do vaso sanguíneo é dobrado ao longo de toda a sua extensão, então a resistência do fluxo sanguíneo reduz-se a um percentual do valor inicial igual a:

 

Conta de email não verificada

Não foi possível realizar o seu cadastro com a sua conta do Facebook pois o seu email não está confirmado no Facebook.

Clique aqui para ver como confirmar sua conta de email no Facebook ou complete seu cadastro por aqui.

Entendi
Clicando em "Criar perfil", você aceita os termos de uso do Stoodi.
Tem perfil no Stoodi? Fazer Login