Simule agora a sua nota do Enem 2021 com o nosso gabarito clicando aqui.

Tenha acesso completo ao Stoodi

Assine o Stoodi e prepare-se para o ENEM com nossos conteúdos exclusivos!

UFES 2007

"Nos países desenvolvidos ou centrais, aos poucos, a expansão horizontal cedeu lugar à verticalização (predominância de prédios) [...]"

 

"Em algumas cidades, a arquitetura urbana moderna contrasta com a arquitetura antiga; nesses casos, momentos históricos diferentes passam a conviver numa mesma paisagem. Em outras cidades, principalmente nos países subdesenvolvidos, o moderno, sinônimo de riqueza (edifícios, condomínios fechados, shoppings, viadutos, bancos, etc.) contrasta com a ocupação desordenada do solo e com a pobreza (favelas, cortiços, falta de infraestrutura) [...]."

(TERRA, Lygia; COELHO, Marcos de Amorim. Geografia geral: o espaço natural e socioeconômico. 5 ed. São Paulo: Moderna, 2005. p. 411-416. Adaptado.)

 

 

Sobre a situação das cidades brasileiras, em fins do século XX, considere as afirmativas a seguir.

 

I - As favelas, cada vez maiores e mais pobres, se aglomeram, se tornam violentas e vítimas da delinquência e de repressão policial.

II - A população urbana se vê privada de recursos básicos, como educação, saúde, moradia e emprego capaz de garantir condições dignas de subsistência.

III - O rápido aumento da população urbana e sua demanda propiciaram seguidas crises de abastecimento e inquietações generalizadas.

 

É CORRETO o que se afirma em

 

Escolha uma das alternativas.