Tenha acesso completo ao Stoodi

Assine o Stoodi e prepare-se para o ENEM com nossos conteúdos exclusivos!

UFES 2007

Profissionais da área da saúde estão dando uma importância cada vez maior à agricultura urbana. Nas cidades, cultivar plantas que sirvam para alimentar os indivíduos favorece a criação de ambientes saudáveis e contribui para que o verde torne o espaço urbano mais agradável. No entanto, um problema potencial ocorre quando os solos estão contaminados por metais pesados, tais quais chumbo, cádmio, mercúrio, cobre e níquel, que são provenientes de fontes diversas, como tinta, pilhas velhas, canos de chumbo, queima de lixo, etc. A contaminação pode dar-se pela absorção direta, possivelmente via manipulação da terra ou aspiração da poeira, ou indireta, por exemplo, pela ingestão de alimentos que foram plantados nesse solo e absorveram os elementos tóxicos.

(MOUGEOT, L. J. A. Urban agriculture: definition, presence, potential and risks. In: BAKKER, N. et al. Growing cities, growing food: urban agriculture on the policy agenda. Germany: DSE, 2000. p. 1-42. Traduzido e adaptado.) 

 

 

A contaminação por metais pesados e por outros elementos tóxicos presentes no lixo urbano não é um problema apenas da agricultura urbana, pois pode atingir também o lençol freático. Com relação à contaminação das águas por metais pesados e aos danos que ela pode determinar, É CORRETO afirmar que

 

Escolha uma das alternativas.