UFES 2007

Sobre a inversão térmica, considere as seguintes proposições:

 

I - Ela é um fenômeno que ocorre quando uma camada de ar frio se sobrepõe a uma camada de ar quente, impedindo o movimento ascendente do ar e fazendo com que os poluentes, principalmente oriundos das atividades urbanas e industriais, se mantenham na troposfera.

II - Durante sua ocorrência, a lâmina de ar não se renova, o que pode causar, em áreas poluídas, sérios problemas ao sistema cardiovascular, pois as partículas e gases entram na corrente sanguínea aumentando a coagulação do sangue e favorecendo, com isso, a ocorrência de infartos, arritmias e angina.

III - Ela ocorre durante todo o ano, mas se faz sentir de maneira mais intensa no inverno, quando é mais baixa, o que explica o aumento de cerca de 14% na mortalidade por problemas cardiovasculares nos dias em que ocorre.

IV - Apesar de ser um fenômeno natural, ela se agrava com a emissão de gases e partículas das atividades urbanas, tais como a emissão de monóxido de carbono pelos veículos automotores, dióxido de enxofre, resultante da combustão de elementos fósseis, e dióxido de nitrogênio, que, na presença da luz solar, reage com hidrocarbonetos e oxigênio formando o ozônio.

 

ESTÃO CORRETAS apenas as afirmações

 

Escolha uma das alternativas.