UFES 2007

"Urbanização é o processo de crescimento da população urbana em ritmo mais acelerado que o do crescimento da população rural, ou seja, é o resultado da transferência da população rural para o meio urbano. Esse processo sinaliza a transição de um padrão de vida econômica apoiado na produção agrícola fechada e auto-suficiente para outro, baseado na indústria, no comércio e nos serviços."

MAGNOLI, D.; ARAÚJO, R. Projeto de ensino de Geografia. São Paulo: Moderna, 2004. p. 166.

 

O geógrafo Milton Santos, a partir de seus estudos sobre a difusão do meio técnico-científico-informacional no território brasileiro, propôs uma divisão regional para o Brasil. Cada região apresenta características diferenciadas no processo de urbanização, como está especificado a seguir:

 

I - Na região "a", a urbanização é dispersa, ou seja, há numerosos núcleos urbanos, mas as taxas de urbanização são baixas, o que se deve à baixa mecanização do território.

II - Na região "b", a urbanização se deu recentemente e de forma intensa, já que acompanhou a implantação de sistemas econômicos modernos.

III - Na região "c", área com a maior dinâmica industrial, financeira e de circulação, a urbanização é antiga e intensa, fruto do processo histórico de mecanização do território.

IV - Na região "d", a tendência à urbanização é menor. Há poucas cidades que estabelecem as relações desta região com o restante do território nacional.

 

As regiões "a", "b", "c" e "d" são, respectivamente,

 

Escolha uma das alternativas.