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UFES 2009

[...] a primazia baiana no fornecimento de mão-de-obra para as Minas acusou o definitivo impacto da inserção dos comerciantes da praça mercantil do Rio de Janeiro no tráfico, incentivada pela abertura do Caminho Novo. Por meio do Caminho Velho, que ligava o Rio de Janeiro à região mineradora através de Paraty, gastava-se de 43 a 99 dias, dependendo do número de paradas, o que o tornava pouco competitivo comparativamente à rota que, através do rio São Francisco, unia Salvador às Gerais. Contudo, a partir da abertura do Caminho Novo, em 1711, o percurso de 80 léguas (480 km) passou a ser feito em apenas 10 ou 12 dias.   
(FLORENTINO, Manolo; RIBEIRO, Alexandre Vieira; SILVA, Daniel B. Domingues da. Aspectos comparativos do tráfico de africanos para o Brasil (séculos XVIII-XIX). In: CAMPOS, A.P. & SILVA, G.V. História Afrobrasileira. Vitória: Nea@d, 2005. CD-ROM.)   

 

Considerando que se levam 10 dias para percorrer os 480 km do percurso do Caminho Novo, a velocidade escalar média da viagem, em km/h, é 

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