UFG 2014

Um professor de Matemática, ao entrar na sala de aula, observou que no quadro-negro encontravam-se descritas as seguintes características de três figuras de linguagem estudadas na aula de Língua Portuguesa:

I- Omissão deliberada de palavra(s) que se subentende(m) com o intuito de assegurar a economia da expressão.

II- Engrandece ou diminui exageradamente a verdade.

III- Narração alegórica na qual o conjunto de elementos evoca, por comparação, outras realidades de ordem superior.

 

O professor percebeu que os nomes das figuras de linguagem descritas tinham a mesma denominação de alguns conceitos matemáticos e suas representações geométricas, com as quais ele trabalharia nos próximos dias. Aproveitando-se de uma parte do quadro, ele elencou algumas situações que são descritas por aquelas representações geométricas:

a) A trajetória de um projétil lançado por um canhão, sob a ação da gravidade.

b) A trajetória dos planetas em torno do Sol.

c) O gráfico que relaciona pressão e volume de um gás ideal em um ambiente isotérmico.

 

 

Considerando o exposto, conclui-se que, associando-se cada uma das figuras de linguagem aos conceitos matemáticos correspondentes, obtém-se:

Escolha uma das alternativas.