UFJF 2011

Leia o texto abaixo sobre os recentes protestos no mundo árabe.

Tudo começou em dezembro de 2010, na Tunísia, quando um jovem ateou fogo ao próprio corpo após a polícia fechar sua fonte de renda, uma banca de frutas e verduras. O caso, potencializado por denúncias de corrupção do governo, deflagrou uma onda de levantes populares contra o desemprego, a pobreza e a inflação galopante. Em 14 de janeiro, o presidente Zine AI-Abidine Bem Ali (no poder desde 1987) deixou o país. Com o sucesso do evento, outras manifestações ecIodiram em terras do norte da Africa e do Oriente Médio. [...] O efeito dominó, que começou na Tunísia, alcançou Egito e Líbia e impulsionou a situação de tensão e os protestos em vários países do entorno, teve um componente especial. 'Embaladas por um sentimento de igualdade, as pessoas pensavam: 'Se foi possível em Túnis e Cairo, por que não aqui?' ', explica Marcelo Lopes de Souza, professor da UFRJ.
FERNANDES, Elisângela. De olho na África e no Oriente Médio. Nova Escola, São Paulo, Fundação Victor Civita, ano XXVI, n. 241, abr. 201 l. p. 72. Adaptado.

Leia as afirmativas a seguir

I. Essas manifestações não puderam ocorrer antes, pois, até a Guerra Fria, os países árabes submetiam seus interesses nacionais aos do capitalismo estadunidense e do comunismo russo.
II. Também chamada de Primavera dos Povos, esse conjunto de revoluções, de caráter liberal, democrático e nacionalista, foi iniciado por membros da burguesia e da nobreza.
III. A profunda crise do subprime de 2008, a qual foi muito sentida pelos países norte-africanos, piorando os níveis de pobreza, foi um detonador para a elevação do preço dos alimentos e de outros produtos básicos.
IV. Esses regimes, nascidos dos nacionalismos árabes entre as décadas de 1950 e 1970, foram se convertendo em governos repressores que impediam a oposição política.
V. O desenvolvimento industrial e o substancial crescimento do proletariado urbano árabe, entre 1990 e 2000, originaram novos problemas sociais. A situação dos operários era precária.

Sobre as manifestações atuais, assinale a alternativa correta.

Escolha uma das alternativas.