Tenha acesso completo ao Stoodi

Assine o Stoodi e prepare-se para o ENEM com nossos conteúdos exclusivos!

Exercícios de História

Listagem de exercícios

UFJF 2012

Leia abaixo um discurso feito na Câmara dos Comuns, em 1647, sobre os “sectários”, isto é, as seitas protestantes que reivindicavam a liberdade de consciência como fundamento da interpretação das escrituras:

 

 

[...] eles em pouco tempo virão também a saber [...] que têm por nascença um direito a se libertarem do poder dos Parlamentos e [...] reis, bem como a tomarem em armas contra ambos quando estes não votarem ou agirem de acordo com os seus humores. Isso que eles chamam, falsamente, de liberdade de consciência pode rápido converter-se em liberdade de terras, em liberdade de casas, em liberdade de esposas.

Hill, Christopher. O mundo de ponta cabeça: ideias radicais durante a Revolução Inglesa de 1640. São Paulo: Cia. das Letras, 1987. p. 112.

 

 

Leia as afirmações abaixo sobre a Revolução Inglesa e assinale a alternativa CORRETA.

 

 

I) Contou com expressiva participação das classes subalternas que constituíram as bases sociais de correntes radicais como levellerse diggers, que propunham a extensão da igualdade política a todos sem distinção de nascimento e também a igualdade econômica.

 

II) Em sua vertente radical, muito mais do que o liberalismo político nascente, a leitura e interpretação livre das Escrituras fundamentava a ação política, levando ao questionamento da ordem social sem, contudo, atingir a igreja oficial.

 

III) Na crítica às instituições do absolutismo, combinaram-se as ideias religiosas radicais das seitas puritanas e o liberalismo político nascente, a interpretação livre das Escrituras e o contratualismo eram reivindicados para garantir a extensão da liberdade.

Conta de email não verificada

Não foi possível realizar o seu cadastro com a sua conta do Facebook pois o seu email não está confirmado no Facebook.

Clique aqui para ver como confirmar sua conta de email no Facebook ou complete seu cadastro por aqui.

Entendi
Clicando em "Criar perfil", você aceita os termos de uso do Stoodi.
Tem perfil no Stoodi? Fazer Login